quarta-feira, 14 de setembro de 2011

HIPERTEXTO

O hipertexto a cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. É um recruso digital que possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se elementos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente, que pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.
A origem do termo HIPERTEXTO O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc. Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento em busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação.
As DIFERENÇAS ENTRE HIPERTEXTO E O LIVRO · FORMA DE LEITURA Þ Livro - sequência linear Þ Hipertexto- seqüência lógica · ACESSO A INFORMAÇÃO · FACILIDADE DE LEITURA · POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÃO Þ Livro- notas na margem do texto Þ Hipertexto- inserção no texto sem alteração do contexto · MACADORES Þ Livro- dobra de folha para marcar a página que está lendo Þ Hipertexto- bookmarks · CUSTO DE DUPLICAÇÃO · CUSTO DE CRIAÇÃO O hipertexto na Internet WWW, hipertexto e hipermídia são acrônimos para "World Wide Web" .
Enfim o hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário